Aumento de casos de varicela em Natal: Secretaria de Saúde reforça cuidados

Publicado por

Redação

Publicado em

01/10/2024

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal emitiu um alerta para o aumento de casos de varicela (catapora) devido à sazonalidade da doença, que tende a registrar mais notificações entre os meses de outubro e fevereiro. A varicela, é altamente contagiosa e afeta principalmente crianças, embora possa trazer complicações mais sérias em adultos.

Em Natal, até o momento, foram confirmados 38 casos isolados e o número de surtos permanece em 3.

Os principais sintomas da varicela incluem febre, mal-estar, dor de cabeça, erupções na pele, coceira e bolhas no corpo e mucosas. A doença tem um período de incubação de 4 a 16 dias e se espalha facilmente por meio do contato com secreções respiratórias ou o líquido das bolhas formadas na pele.

Embora geralmente seja benigna em crianças, a varicela pode causar complicações graves em adultos, tornando a prevenção e o controle essenciais.

A melhor forma de prevenir a varicela é por meio da vacinação. A imunização é oferecida com a vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela. Em Natal, a vacina é indicada para crianças aos 15 meses e aos 4 anos.

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Pontos extras de vacinação também estão disponíveis no Midway Mall e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.

SMS de Natal

Endereço

Rua Poeta Mário Lago, N° 60,
San Vale - Natal/RN

Contato

  (84) 98826-2255

  (84) 3653-3315

  •   (84) 3653-3780
  • contato@nordesteevangelica.com.br

    Redes Sociais