Aproveite para separar documentos para a declaração do IR
Publicado em
03/03/2022
Para quem está com os dias mais livres nesse período, a dica é aproveitar para separar os documentos necessários para a Declaração do Imposto de Renda 2022 - vai facilitar bastante na hora de prestar contas ao Leão.
Para declarar, você precisa dos números de CPF e título de eleitor. Também é obrigatório informar CPF de todos os dependentes, seja qual for a idade deles
Separe também o número do recibo da declaração de 2021, caso você tenha enviado o documento o ano passado e o informe de rendimentos emitido empresa onde trabalha.
Você também vai precisar dos informes de instituições financeiras onde tem conta-corrente, poupança ou investimentos.
Separe os recibos dos gastos com despesas médicas e educação, que podem ser abatidas no Imposto de Renda. Para que você possa usá-los, eles precisam informar o CNPJ ou CPF do prestador de serviço e os seus dados ou de um dependente, se for o caso.
Guarde todos esses comprovantes depois de enviar a declaração, a Receita pode pedir para vê-los por um período de até cinco anos.
Se você vendeu carro, imóvel ou outros bens de valor, também vai precisar dos documentos relativos à transação, bem como os de eventuais financiamentos, pagamento de pensão alimentícia ou doação, recebimento de herança, empréstimos e consórcios.
Rádio 2