Anvisa lança alerta sobre uso de relógio inteligente para medir a glicose
Publicado em
28/02/2024
Agência Nacional de Vigilância Sanitária informa que relógios inteligentes não devem ser usados para controlar a glicemia.
De acordo com a Anvisa, os smartwatches também não são recomendados para oximetria, que é medir a saturação de oxigênio no sangue.
A agência destaca que qualquer aparelho que faça medições reconhecidas como de utilização médica precisa ter aprovação do órgão.
Hoje, há cinco softwares aprovados para os relógios inteligentes, que podem aferir a pressão arterial, atividade do coração e notificar o ritmo cardíaco regular.
Segundo a Anvisa, portanto, não existe até o momento nenhum dispositivo desse tipo regularizado para medição não invasiva de glicose ou oximetria.
A agência ressalta, em um comunicado, que ainda faltam estudos com evidências robustas sobre a segurança e o desempenho dos smartwhaches para essa indicação de uso.
Há dispositivos aprovados pelo órgão para essa finalidade que são vendidos em farmácias e drogarias, mas não existe um para medir a glicose que não precise perfurar a pele.
Rádio 2