Anvisa determina recolhimento de fórmulas infantis com risco de contaminação por toxina
Publicado em
09/01/2026
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)determinou o recolhimento de fórmulas infantis da Nestlé após identificar risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. A medida está prevista na Resolução nº 32/2026, publicada nesta quarta-feira (7).
A decisão proíbe a comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de produtos das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, fabricados pela Nestlé Brasil Ltda.
Segundo a Anvisa, o consumo de alimentos contaminados por cereulide pode provocar vômitos persistentes, diarreia e letargia, caracterizada por sonolência excessiva, lentidão nos movimentos e dificuldade de reação.
A agência reforça que pais e responsáveis devem verificar os lotes antes de oferecer o produto às crianças e suspender imediatamente o uso em caso de correspondência.
A Nestlé informou que o recolhimento tem caráter preventivo e foi iniciado de forma voluntária no Brasil e em outros países. A toxina foi detectada em produtos provenientes de uma fábrica localizada na Holanda.
De acordo com a empresa, a contaminação foi identificada em um ingrediente fornecido por um fornecedor global terceirizado de óleos, o que levou à necessidade de um recall global.
A Anvisa orienta que os consumidores não utilizem os produtos listados, mesmo que estejam dentro do prazo de validade. A Nestlé deverá informar os canais de atendimento para devolução ou substituição dos itens recolhidos.
A lista com os produtos e lotes a serem recolhidos estão disponíveis em https://www.gov.br/anvisa, na aba de notícias.
ANVISA



