Anatel fiscaliza centros de distribuição de produtos da Shopee
Publicado em
25/08/2022
A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, realizou uma ação de fiscalização em Centros de Distribuição da Shopee localizados em cidades da região metropolitana de São Paulo. Foram apreendidos cerca de 2 mil produtos para telecomunicações não homologados, com valor estimado de mais de 53 mil reais. A falta do registro de homologação na Anatel pode significar que o produto é pirata.
Segundo a agência, a fiscalização foi realizada em julho e foram identificados diversos tipos de equipamentos sem homologação obrigatória da Anatel, como carregadores de celular, power banks, smartwatches, caixas de som bluetooth, fones de ouvido e telefones celulares. Esse mesmo tipo de ação já havia sido feita em centros de distribuição da Amazon e do Mercado Livre.
A atividade de fiscalização da Anatel faz parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria da agência. Desde 2018, as ações de fiscalização, em conjunto com outros órgãos, já retiraram do mercado cerca de 5 milhões e 400 mil produtos irregulares, com valor total estimado de mais de 500 milhões de reais.
Rede Nacional de Rádio