Anac divulga monitoramento do Consumidor.gov.br de empresas aéreas

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Redação

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30/08/2023

A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, publicou a atualização do Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br - Transporte Aéreo, no segundo trimestre. O documento traz informações sobre reclamações de consumidores contra as empresas aéreas e dados de soluções dos problemas.

A maior parte das reclamações foi em relação reembolso de passagens aéreas, alteração pela empresa aérea e alteração pelo passageiro.

No 2º trimestre de 2023, as empresas aéreas receberam 20.280 reclamações no Consumidor.gov.br e transportaram 26,3 milhões de passageiros pagos do período. O que representa uma queda de 21,3% das reclamações na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Quanto ao tratamento das reclamações, as empresas apresentaram no trimestre um índice de solução de 82,9% (8,1% acima do registrado no 2º trimestre de 2022). A nota média de satisfação com o atendimento das empresas foi de 3,7, em uma escala de 1 a 5. Já o tempo médio de resposta às reclamações foi de 4 dias e meio.

O Consumidor.gov.br é o canal oficial do Governo Federal para registro de reclamações, que permite, de forma simples e gratuita, a comunicação direta entre consumidores e empresas para a solução de conflitos de consumo.

Em 2019, a ANAC estabeleceu que todas as empresas brasileiras e estrangeiras de transporte aéreo público regular de passageiros estão obrigadas a estar no Consumidor.gov.br e a responder as reclamações dos usuários dos serviços no prazo de até 10 dias.

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