70% dos médicos cooperados do RN já foram vítimas de agressão de pacientes ou acompanhantes
Publicado em
10/08/2022
Cada vez mais médicos são agredidos e ameaçados em seu ambiente de trabalho. Para entender a natureza dessas agressões, a a Cooperativa Médica do RN (Coopmed-RN) realizou uma pesquisa junto aos seus cooperados no mês de julho e a partir daí criou a Campanha “Respeitar o Médico é valorizar a vida”.
A pesquisa aponta que 69% dos entrevistados já foram agredidos e 51,4 % por acompanhantes e 37,1 % por pacientes, mas o que chama a atenção é que 58,8% das agressões ocorrem em mulheres médicas. Outro ponto que precisa de atenção é que 83,8% dos entrevistados não tomaram nenhuma medida jurídica após as agressões.
Só em 2022, a assessoria jurídica da cooperativa já foi acionada 13 vezes para acompanhar e orientar os médicos sobre as medidas cabíveis junto a justiça.
Além do estado físico, o emocional fica abalado. A Cooperativa orienta e oferece suporte jurídico ao seus cooperados, no entanto é preciso trabalhar com prevenção para coibir atos desta natureza, na qual saem prejudicados não apenas os médicos, mas também a população que perde com a ausência do profissional.
Coopmed-RN