18 reservatórios de água do RN seguem com 100% da capacidade
Publicado em
22/05/2024
O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares.
O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta semana, 20 de maio, indica que a barragem Umari, localizada em Upanema, atingiu 100% de sua capacidade.
Umari é o terceiro maior reservatório do RN. A água vertida pelo sangradouro percorre o rio do Carmo, que se encontra com o Rio Mossoró e deságua no mar em Areia Branca.
Outro reservatório monitorado por Igarn que sangrou na madrugada desta segunda-feira, foi o açude Morcego, localizado em Campo Grande.
As reservas hídricas superficiais totais do RN, que envolvem a somatória dos volumes dos reservatórios monitorados pelo Igarn, acumulam 3,4 bilhões m³, o que representa 76,36% da capacidade total.
Maior reservatório do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula já 81,79% da sua capacidade total. A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do Estado, está com 81,27%, da sua capacidade total.
Até o momento, 25 reservatórios monitorados pelo Igarn já atingiram 100% de sua capacidade no período de chuvas no interior do RN.
Segundo o Instituto, são 18 os mananciais que permanecem com a capacidade máxima de acúmulo de água.
IGARN