Temporada de ventos alerta para cuidados com pipas; confira dicas de segurança
Publicado em
26/06/2025
A proximidade da temporada de ventos no Rio Grande do Norte, que tem início em julho e se estende até o final de setembro, acende o alerta para os cuidados com uma brincadeira tradicional e perigosa: soltar pipas próximo à rede elétrica.
Em 2024, 19.641 clientes ficaram sem energia elétrica por causa do toque de pipas na rede em todo o estado – um aumento de 3,43% em relação ao ano anterior.
De janeiro até 10 de junho deste ano, já foram registradas 20 ocorrências.
Os municípios mais afetados até agora foram: Natal (09), Mossoró (03), Parnamirim (02) e São Gonçalo do Amarante (02). Touros, Grossos, Canguaretama e Macaíba também registraram, cada uma, uma ocorrência por falta de energia provocada por Pipa este ano.
Soltar pipas deve ser sempre uma brincadeira para lugares abertos e sem rede elétrica por perto como parques, praças, campos e áreas afastadas dos centros urbanos.
Em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. Apenas profissionais das distribuidoras de energia estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximarem da rede elétrica.
Em caso de ocorrência com a rede elétrica, mantenha distância e ligue para o 116.
Neoenergia Cosern