Nova lei garante proteção e atendimento a animais vítimas de desastres

Publicado por

Redação

Publicado em

13/03/2026

Nova legislação cria uma política para acolher animais resgatados em desastres.

A lei foi sancionada pelo presidente Lula. De acordo com o texto, é destinada a proteger, resgatar, acolher e manejar de forma correta os animais atingidos por emergências, acidentes e desastres, como inundações e incêndios, por exemplo.

Entre os objetivos estão reduzir a mortalidade de animais domésticos e silvestres e promover a defesa dos direitos dos animais.

Além disso, integrar as políticas públicas de proteção ambiental, conservação da biodiversidade e de defesa civil e orientar as comunidades a incluir nas medidas de resposta a situações de desastre a proteção dos animais que estão sob a responsabilidade delas.

A nova lei se chama Amar, Acolhimento e Manejo de Animais Resgatados.

De acordo com o governo, a legislação deverá ser executada de forma articulada entre União, estados e municípios e integrada aos planos de contingência da Defesa Civil.

A lei prevê, ainda, entre outras coisas, que animais domésticos resgatados deverão receber atendimento médico, vacinação, identificação e abrigo temporário até que sejam devolvidos aos tutores.

No caso dos silvestres, depois desses procedimentos, deverão ser reintroduzidos na natureza.

Rádio 2

 

Endereço

Rua Poeta Mário Lago, N° 60,
San Vale - Natal/RN

Contato

  (84) 98826-2255

  (84) 3653-3315

  •   (84) 3653-3780
  • contato@nordesteevangelica.com.br

    Redes Sociais