Consepe aprova quadro de vagas para cursos de graduação a distância
Publicado em
17/06/2025
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), aprovou, por unanimidade, a proposta de Resolução que apresenta o quadro de vagas para cursos de graduação na modalidade a distância para o período letivo de 2025.2, organizado pela Secretaria de Educação a Distância (Sedis/UFRN). No total são 1.554 vagas disponibilizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), distribuídas em 10 cursos. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 17, com a condução do reitor em exercício da UFRN, Henio Ferreira de Miranda.
A relatora do processo, professora Elda Melo, pró-Reitora de Graduação, destacou que essas vagas precisam ser ofertadas até agosto, porque de acordo com o marco regulatório da educação a distância (EaD) no Brasil, a partir desta data, os cursos de licenciatura, que formam professores, devem ser oferecidos apenas nas modalidades presencial ou semipresencial. “A oferta dessas vagas se constitui em ação estratégica para assegurarmos a disponibilização das oportunidades concedidas pela CAPES no modelo atual”, afirmou Elda Melo.
O Consepe aprovou ainda a criação de regramento novo na política de cotas da UFRN, em atendimento a recomendação do Ministério Público Federal (MPF). Dessa forma, será adotada nos próximos editais de concursos públicos e processos seletivos simplificados da UFRN, a cláusula de barreira para Pessoa com Deficiência (PCD) em igual número ao previsto para ampla concorrência, desde que o candidato atinja uma nota mínima para aprovação na etapa, conferindo um tratamento isonômico às cotas, sejam elas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas ou PCD.
Na reunião do Consepe desta terça, os conselheiros aprovaram também o parecer sobre a criação do Departamento de Engenharia de Alimentos do Centro de Tecnologia ((DEA/CT), por desmembramento do Departamento de Engenharia Química (DEQ/CT).
UFRN



