Ceias de fim de ano exigem atenção às boas práticas de higiene

Publicado por

Redação

Publicado em

24/12/2025

As ceias de fim de ano exigem cuidados que vão além da preparação e da escolha dos ingredientes. Nesta época de calor extremo em todo o país, a adoção de boas práticas no preparo e no armazenamento dos produtos aumenta a segurança alimentar e garante um fim de ano longe do hospital.

Segundo a nutricionista e extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, Samira Tanure, o risco de consumir um alimento estragado é mais alto do que se imagina:

Ela ressalta que nem todo alimento contaminado apresenta alteração de cor, sabor, cheiro, textura. Então, não se pode confiar somente no sensorial. É preciso redobrar os cuidados no preparo dos alimentos para ter uma ceia e um final de ano com saúde.

Entre as dicas para evitar problemas com os alimentos, estão: ficar atento para alterações na aparência, na cor, na textura ou no odor do alimento.

Sintomas como vômitos, diarreia, dores abdominais e até febre são sinais de intoxicação alimentar.

É importante saber a quantidade de pessoas que vão participar da ceia para calcular as porções corretas e evitar desperdício. Observar a validade dos produtos e verificar se os alimentos de origem animal apresentam carimbo de inspeção sanitária é outro cuidado.

Ao comprar carnes congeladas, é importante checar se elas estão firmes e sem água ou gelo na embalagem. O descongelamento deve ser realizado dentro do refrigerador.

As comidas cozidas que não forem consumidas de imediato necessitam de refrigeração. Alimentos cozidos ou perecíveis devem ficar expostos por no máximo 2 horas em temperatura ambiente. Se a temperatura ambiente estiver acima de 30 Cº, esse limite cai para 1 hora. Receitas com maionese devem ser evitadas pelo alto risco de contaminação.

Ao final da refeição, coloque o mais rápido possível os alimentos não consumidos em recipientes com tampa para serem armazenados na geladeira por até 4 dias. Sobremesas produzidas com leite e derivados devem ser armazenadas em geladeira por até 3 dias.

EBC/ RAN

 

Endereço

Rua Poeta Mário Lago, N° 60,
San Vale - Natal/RN

Contato

  (84) 98826-2255

  (84) 3653-3315

  •   (84) 3653-3780
  • contato@nordesteevangelica.com.br

    Redes Sociais