Castanhas - Atenção à alergia alimentar que vem se tornando mais frequente

Publicado por

Redação

Publicado em

20/12/2024

Leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar são os principais alimentos desencadeadores de alergia alimentar. No entanto, vários outros alimentos vêm paulatinamente ocupando espaço na lista dos alérgenos, caso das sementes (destaque para o gergelim) e algumas frutas. A frequência de alergia a amendoim e castanhas aumentou entre a população pediátrica brasileira nos últimos anos.

“Chamo atenção para as festas de fim de ano, quando é muito comum o consumo de nozes e outros tipos de castanhas”, alerta Dra. Lucila Camargo, Coordenadora do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

 

Os sintomas da alergia alimentar são bastante variados, destacam-se os sintomas cutâneos, gastrointestinais, respiratório e cardiovasculares, incluindo a anafilaxia, a reação alérgica mais grave e que pode levar à morte caso o tratamento de emergência não seja aplicado – a adrenalina. “Para os sabidamente alérgicos é importante carregar um kit de medicamentos de emergência e um plano de ação, prescrito por especialista, para o caso de reações por contato inadvertido”, ressalta Dra. Lucila.

 

No Brasil não há estatísticas oficiais sobre alergia alimentar, porém, a prevalência parece se assemelhar com a literatura internacional, que mostra cerca de 8% das crianças, com até dois anos de idade, e 2% dos adultos com algum tipo de alergia alimentar.

 

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 23 estados brasileiros

 

Gengibre Comunicação

 

Endereço

Rua Poeta Mário Lago, N° 60,
San Vale - Natal/RN

Contato

  (84) 98826-2255

  (84) 3653-3315

  •   (84) 3653-3780
  • contato@nordesteevangelica.com.br

    Redes Sociais