Beneficiário do INSS pode pedir cancelamento de descontos indevidos diretamente pelo celular ou computador

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Redação

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24/04/2025

Descontos não autorizados por associações têm sido um problema para muitos beneficiários do INSS.

Segundo investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, desde 2019 já foram descontados mais de 6 bilhões de reais de aposentados e pensionistas do INSS e parte desse valor pode ter sido retirada de forma irregular.

Se você identificou algum desconto que não reconhece, dá para resolver pelo site ou aplicativo do Meu INSS, que oferecem o “excluir mensalidade associativa”.

Basta fazer o login, clicar no campo "Serviços" e, em seguida, em "Mais acessados".

Clicando na opção "Novo pedido", aparecerá um campo de busca e o beneficiário deve digitar "Excluir mensalidade", clicar no nome do serviço/benefício não autorizado e seguir as orientações que aparecem para cancelar o desconto em folha.

Se o dinheiro já foi descontado indevidamente, dá pedir o ressarcimento ligando para a entidade responsável pelo débito.

E a orientação é que o beneficiário também registre reclamação sobre o ocorrido na ouvidoria do INSS pelo 135, no site Fala.br ou pelo Portal do Consumidor.

A queixa na ouvidoria é um passo essencial para a abertura de processo administrativo.

O segurado deve ainda protocolar um pedido de ressarcimento pelo Meu INSS ou ir a uma agência do órgão.

É fundamental reunir todos os documentos que comprovem a fraude, como extratos bancários, documentos pessoais e, se possível, boletim de ocorrência.

Dá para acompanhar o pedido de ressarcimento pela plataforma digital do INSS ou pelo telefone 135.

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