Aumentam os casos em que o paciente precisa acionar a justiça para obter medicamentos

Publicado por

Redação

Publicado em

03/06/2025

Um terço dos gastos dos governos com remédios só foi feito por decisão da justiça.

É o que revela a Pesquisa Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde.

O levantamento, que reúne dados de 2023, é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

O estudo teve a cooperação técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do Conselho Nacional dos secretários de Saúde.

Ouviu gestores de 25 estados e de 1865 cidades. 58,7% dos municípios registraram gastos com a judicialização de medicamentos.

Isso ocorre quando o paciente tem que acionar a justiça para obter o fornecimento de remédios por parte do poder público.

As regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul foram as que registraram os maiores gastos desse tipo com medicamentos.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, no ano passado, houve o registro de 162 mil e 46 novos casos relacionados à saúde pública na primeira instância do judiciário. O aumento é de quase 111% em relação a 2020.

Rádio 2

 

Endereço

Rua Poeta Mário Lago, N° 60,
San Vale - Natal/RN

Contato

  (84) 98826-2255

  (84) 3653-3315

  •   (84) 3653-3780
  • contato@nordesteevangelica.com.br

    Redes Sociais