SMS adota caderneta que otimiza atendimento para pessoas idosas

Os idosos que buscam atendimento na rede de atenção básica passam a contar com um novo documento que irá facilitar e otimizar o atendimento. A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa agora é considerada documento e cartão oficial de vacina. A determinação foi publicada nesta segunda-feira (19), no Diário Oficial do Município (DOM).

A Caderneta permite o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida, identificando suas vulnerabilidades, além de ofertar orientações para seu autocuidado.

“A adoção da Caderneta faz parte dessa implementação como estratégia para que profissionais e usuários (pessoas idosas, seus cuidadores e familiares) se habituem a utilizá-la rotineiramente e nas campanhas de vacina, a exemplo da caderneta da criança e da gestante. A caderneta é um poderoso instrumento para qualificar a atenção à pessoa idosa no SUS”, destacou Rossana Mota, chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da SMS.

O documento apresenta alguns sinais de risco e é função do profissional de saúde, por meio do registro na caderneta, identificar esses sinais para que as ações possam ser assumidas de maneira precoce, contribuindo não apenas para a melhoria da qualidade de vida individual, mas também para uma saúde pública mais consciente e eficaz.

“A implementação está sendo feita por Distrito Sanitário por meio de capacitações com todos os profissionais de cada Unidade Básica de Saúde do município. Essas capacitações acontecem desde o ano passado”, explicou Rossana Mota.

Fonte: Prefeitura do Natal

Links

Radio Nordeste Evangélica 2015 - Todos os direitos reservados