Nova Ficha Digital de Hóspedes já está em vigor
Publicado em
21/04/2026
Entrou em vigor nessa segunda-feira (20) a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, agora em formato totalmente digital, para hotéis, pousadas, resorts e outros meios de hospedagem pelo país. O sistema foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serpro, a Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital e Tecnologia da Informação.
Ele permite que o hóspede faça o preenchimento antecipado dos dados pela internet, usando a conta gov.br, com exceção de estrangeiros, que vão poder preencher por credenciais específicas da plataforma. Os dados também podem ser preenchidos por QR Code ou link enviado pelo hotel. A ferramenta já está disponível em 3.773 meios de hospedagem no Brasil e promete mais agilidade, segurança e menos filas no atendimento.
Segundo o Ministério do Turismo, a medida também reduz o uso de papel e moderniza a gestão do setor. O preenchimento da nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes passou a ser obrigatório desde que ela entrou em vigor. Empreendimentos que ainda não se adequaram ao novo sistema ainda podem regularizar a situação, mas estão sujeitos a processo administrativo, advertência e multa.
As orientações, vídeos explicativos e a página de perguntas frequentes estão disponíveis no site do Ministério do Turismo. Acesse em gov.br/turismo.
Agência Rádio Gov



